Câmara Sociedade de Advogados

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Medicamentos de alto custo: Saiba como requerê-lo

A imprensa paulista voltou a noticiar a suspensão,  no fornecimento do Mabthera para pacientes com linfoma não-Hodgkin (LNH) indolente, mantendo-se regular a distribuição do medicamento apenas aos pacientes com linfoma não-Hodgkin difuso das grandes células B. Até o ano passado o fornecimento do Mabthera, que custa em média R$40 mil/mês, era feito pela Secretaria de Estado da Saúde. No entanto, em agosto de 2010, a responsabilidade pelo remédio passou a ser do Ministério da Saúde, por meio da Portaria n° 420 da Secretaria de Atenção à Saúde.
Casos como o do Mabthera não são incomuns quando se fala em medicamentos de alto custo no Brasil, e milhares de pacientes de doenças graves vêem-se constantemente obrigados a enfrentar verdadeiras batalhas na busca de medicamentos dos quais dependem suas vidas. O Escritório Câmara Sociedade de Advogados em parceria com a ONG Portal Saúde, organização não-governamental dedicada à defesa dos pacientes com câncer por meio de informação de qualidade para um autocuidado em saúde, qualidade de vida e cidadania, orienta pacientes que necessitam de medicamentos de alto custo, sobre como proceder em casos de negativa ao pedido de medicamento prescrito por um médico, por aquele não estar citado em protocolos clínicos do Ministério da Saúde (embora com eficácia comprovada por estudos científicos). Além disso, também é importante informar à responsabilidade que cabe aos Planos de Saúde, conforme afirma Adriana da Cunha Leocadio, especialista em Direito e Saúde.
Não podemos cruzar os braços diante da agonia alheia, só compreende bem esse problema quem infelizmente já vivenciou um caso de câncer na família, afirma Leocadio que acabou de vivenciar essa dolorosa situação em sua família.
O Advogado Nelson Câmara que sempre enxergou o Direito como um motivo para ter uma sociedade mais justa ao conhecer os problemas que milhares ou milhões de pessoas enfrentam na luta por uma condição digna na hora da dor, abraçou essa causa e abriu uma Unidade de Negócios da Área da Saúde em seu escritório – Câmara Sociedade de Advogados e disponibiliza profissionais especializados para lutar pelos necessitados –

Nenhum comentário:

Postar um comentário